Fisioterapia Pediátrica

A Fisioterapia Pediátrica é o ramo da fisioterapia que utiliza uma abordagem com base em técnicas ortopédicas, neurológicas e cardiorrespiratórias especializadas, buscando integrar os objetivos fisioterápicos com atividades lúdicas e sociais, levando a criança a uma maior integração com sua família e a sociedade.

Técnicas de fisioterapia respiratória pediátrica são muito utilizadas em unidades hospitalares, consultórios e em domicílio como tratamento coadjuvante de doenças pulmonares.

Objetivos:

A fisioterapia pediátrica tem o objetivo de cuidar do processo de crescimento e desenvolvimento infantil, assim podendo tratar disfunções, recuperar movimentos, tratamentos neurológicos, problemas respiratórios ou mesmo recuperar lesões ortopédicas, com foco total em bebês e crianças. Leva-se em consideração que quanto mais cedo seja feita a intervenção fitoterápica no desenvolvimento da criança, melhores serão seus resultados ao longo do processo, a fim de evitar alterações que se apresentem.

Na fisioterapia em pediatria a atenção do profissional está voltada para atrair a atenção da criança e tornar todo o processo mais agradável, trabalhando muitas vezes o lúdico, o que pode tornar o tratamento mais interessante. O acompanhamento envolve ainda a orientação à família sobre as medidas adaptativas em casa a fim de garantir melhores condições físicas para a família e o principal paciente; nesse caso, a criança.

A fisioterapia pediátrica motora também é uma subespecialidade desse tratamento, muito difundida e com resultados comprovados por vários trabalhos científicos. Utiliza de técnicas há muito aperfeiçoadas e consagradas por anos de bons resultados no tratamento de pacientes neonatais, lactentes e pediátrico. O fisioterapeuta necessita ser devidamente especializado para trabalhar com crianças, por serem mais frágeis e adolescentes que estão em fase de crescimento e desenvolvimento.

Através da fisioterapia pediátrica podem ser tratados os problemas como estresse infantil, problemas de postura e deficiências físicas.

Benefícios:

A criança que recebe este tratamento terá um melhor desenvolvimento e crescimento, pois os exercícios possibilitam à cada criança ter a sua expressão corporal individual e a superação de suas limitações e dificuldades.

São tratadas patologias como Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, além de doenças respiratórias e ortopédicas. Em crianças são indicadas a realização do tratamento o quanto antes. Além de tratar, a fisioterapia pediátrica tem como função prevenir possíveis problemas como vícios posturais e/ou problemas respiratórios. Além de utilizadas as fisioterapias neurológicas para tratar de crianças com atraso no sistema neuropsicomotor, que tem como objetivo os de capacitar a independência da criança.

A forma de trabalho consiste em um tratamento que requer um grau de especialização, muita didática e psicologia, além de ótimo tratamento e atendimento por parte do profissional de fisioterapia pediátrica. Procura-se dar total atenção ao paciente fazendo o que for possível e da melhor forma para auxiliar no que for preciso. Zela-se pela excelência no tratamento e garante-se total comodidade e segurança de nossos pacientes.

Profissionais

Equipe especializada, o que garante elevado grau de qualidade no atendimento. Sempre em busca de um atendimento humanizado e personalizado. Todos os profissionais são capacitados e garantem a melhor qualidade no atendimento levando o conforto e a segurança dos resultados esperados. O trabalho é desenvolvido com os equipamentos e materiais próprios para os atendimentos segundo cada especialidade.