Baropodometria e Palmilhas Posturais. Tratamento eficaz contra dores crônicas
A Baropodometria é o exame mais completo que estuda a pisada e, por consequência, a postura corporal como um todo. O exame é realizado por um fisioterapeuta especializado e somente um profissional da área conseguirá interpretar os resultados corretamente, relacionando os dados coletados com a queixa de cada pessoa. Após a Baropodometria, é possível criar uma palmilha exclusiva para o paciente, a fim de corrigir a postura e tratar dores.
Como agem as palmilhas?
A planta dos pés é sensível a pequenas variações que são transmitidas ao sistema nervoso central. As palmilhas irão estimular a planta dos pés e promover uma correção postural, auxiliando no tratamento de dores, além da própria postura. As palmilhas posturais já substituem as antigas botas ortopédicas nos tratamentos fisioterápicos.
Para quem o tratamento é indicado?
- Dores em geral, como pés, pernas, joelhos, quadril e coluna.
- Alterações posturais, como a escoliose.
- Diferença de membro (uma perna mais curta que a outra)
Benefícios para os idosos
Em idosos, o uso de palmilhas posturais tem uma influência significativa na melhora da postura estática, no alinhamento da coluna cervical, região dos quadris e melhora no deslocamento do centro de gravidade e pressão do nosso corpo, diminuindo assim o risco de quedas.
Obesidade Infantil
A obesidade infantil pode causar alterações osteoarticulares pelo excesso de massa e diminuição da estabilidade sendo assim causando sobrecargas em toda a coluna e nos pés. Sugerindo então, compensações posturais devido à obesidade, havendo uma necessidade de correção do sistema postural, sendo as palmilhas posturais uma indicação.
Resultados em até 45 dias.
Fixação da postura com 10 a 12 meses de tratamento.