Envelhecer com qualidade de vida é o grande dilema do novo século. O fato natural da vida de todo indivíduo é ser levado para o envelhecimento, um processo encantador capaz de permitir ao ser humano passar por sensações e momentos, ainda que estejam divididos entre bons e maus. O envelhecimento traz conquistas afetivas, emocionais, materiais. Traz também consequências como a perda da sensibilidade, do controle sobre os movimentos e suas aplicações em atividades diárias básicas como alimentar-se e vestir-se. É assim que se destaca a aplicação da Fisioterapia Geriátrica.
O que é?
Em um campo de atuação que busca a reabilitação dos pacientes, a Fisioterapia Geriátrica busca ainda a prevenção e a manutenção das funcionalidades do idoso, seja por exercícios para fortificar a musculatura, alongamentos e aconselhamento do fisioterapeuta para realizar atividades físicas regularmente. Utilizando-se de técnicas como exercícios ativos, globais e que treinem o equilíbrio desses pacientes. Fisioterapia Geriátrica permite ainda proporcionar ao idoso a melhora na sua qualidade de vida, aproximando-o da superação das suas limitações acometidas pela idade. A fisioterapia geriátrica é importante por possibilitar ao idoso:
- Prevenção de possíveis patologias
- Tratamento de possíveis lesões
- Envelhecimento saudável
Indicações
A Fisioterapia Geriátrica é indicada principalmente para pessoas acima dos 50 anos de idade, embora não seja necessário apresentar problemas como dificuldade locomotora causada por problemas musculares ou nas articulações. Sua aplicação pode se fazer necessária tão cedo quanto sejam percebidos os sinais da perda da sensibilidade e controle das ações motoras advindos com o tempo já vivido. Com o avanço da idade o aparecimento de lesões ou patologias são comuns e acabam por alterar as funcionalidades naturais da pessoa limitando a realização de atividades rotineiras, como por exemplo:
- Perda da força muscular
- Comprometimento do equilíbrio
- Desgaste da Articulação
- Aparecimento de dores e cansaço
- Alteração na coordenação motora
- Postura alterada
- Alteração na marcha
Benefícios:
A Fisioterapia Geriátrica proporciona ao paciente o envelhecimento com qualidade de vida, a melhora notável em sua capacidade de locomoção e equilíbrio, bem como a coordenação dessas funções, o aumento da força muscular, das funções da memória, identidade e autonomia do idoso. Ainda garante a independência, favorece o convívio social e o conforto na realização de atividades por parte dos pacientes idosos no seu dia a dia.